Caminhada marca luta do “18 de Maio” em Caraúbas do Piauí

A Prefeitura Municipal Caraúbas do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar e CRAS realizou na tarde desta sexta-feira (18/05), uma caminhada de conscientização alusiva ao dia 18 de maio, dia “D” de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A ação teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e conscientizar toda a sociedade caraubense, convocando a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O evento contou com o apoio do Ministério Público do Estado, na pessoa da Promotora Dra. Francineide Sousa, que prestigiou a caminhada e deixou sua mensagem de luta e apoio contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A concentração teve início às 15h00 em frente ao prédio do CRAS e seguiu pelas Avenidas da cidade e encerrou na Praça Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, a promotora fez o uso da palavra e relatou fatos reais de abuso contra crianças e adolescentes e convocou as pessoas a denunciarem tais praticas. “Não podemos calar diante de alguma violação de direitos de nossas crianças, temos que denunciar ao Conselho Tutelar da cidade ou se preferir ligue de forma anônima pelo Disque 100”, finalizou.

A Secretaria de Assistência Social Patrícia Ribeiro agradeceu aos parceiros e a população pela participação na caminhada. Ela avaliou a participação e o envolvimento da sociedade como positiva. “Conseguimos alcançar nosso objetivo, que é sensibilizar e mobilizar a população contra o abuso e a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

Ao final dos discursos e apresentações culturais feitas pelos alunos, à secretária e primeira-dama Patrícia Ribeiro entregou de forma solene o prêmio “Faça Bonito 2018” para o pastor Hélio da Igreja Batista da cidade.

O Projeto Social Portas Abertas ensina crianças a tocarem instrumentos musicais de maneira gratuita. Além de ensinar a tocar instrumentos, o projeto também ensina canto e outras atividades. No total mais de 50 crianças e adolescentes são comtemplados com o projeto da igreja.

O prêmio é entregue sempre no dia 18, para entidades ou pessoas que se destacam na luta em defesa das crianças e adolescentes no município.