Prefeito Caburé abre o ano legislativo com balanço de gestão

Na noite da ultima sexta-feira (02), no plenário da Câmara Municipal de Caraúbas do Piauí, o prefeito Caburé (PT) fez a leitura da mensagem ao legislativo e fez um breve balanço de sua gestão neste primeiro ano de mandato.

Caburé proferiu seu discurso durante a primeira sessão ordinária do ano no município. De acordo com o prefeito, o balanço de 2017 foi positivo. O plenário da Câmara estava lotado e a sessão foi bastante movimentada.

Caburé iniciou sua fala enfatizando que passou dez meses de sua gestão sem condições de trabalhar, uma vez que o município estava impedido de firmar convênios importantes. Depois de um trabalho árduo de sua assessoria jurídica, o prefeito retirou o nome do município do CAUC.

SAÚDE

O prefeito disse que foi uma das áreas que melhor atuou. “Começamos pelo posto de saúde do povoado Vermelha, onde havia sido inaugurado pela gestão anterior, porém, sem condições de atender as famílias, pois, não tinha nem energia elétrica. Nós colocamos a energia e deixemos funcionando com médico toda semana”, disse.

“Adquirimos uma ambulância nova e recuperamos uma que estava totalmente sucateada. Recuperamos mais uma ambulância de pequeno porte e agora temos três ambulâncias à disposição da população. Compramos um veiculo novo modelo L200 Triton para a secretaria de saúde. Implantamos os plantões noturnos no Centro de Saúde Guilherme Portela de Sampaio aqui na sede, coisa que nunca existiu no município”, finalizou.

INFRAESTRUTURA

“Todos os caraubenses são conhecedores que recuperamos 95% das estradas vicinais do nosso município. Além disso, fizemos alguns quilômetros de novas estradas, onde antes era intrafegável. No inicio do ano recebemos as maquinas do PAC sem pneus e sem condições de trabalhar. Colocamos pneus novos nas maquinas e ônibus escolares”, completou.

“Caraúbas vive um problema sério com água. Maioria dos povoados sentem esse problema na escassez de água. Nos sensibilizamos e mandamos perfurar três poços nos povoado Vila Nova, Volta da Jurema e Sambaíba. E agora iremos perfurar um aqui na sede. Melhoramos os sistemas de abastecimentos de água em todos os povoados.

AGRICULTURA

“Colocamos a disposição dos agricultores o trator para aradar os terrenos para o plantio, uma vez que o inverno já chegou. Dezenas de trabalhadores foram beneficiados. Beneficio esse que não existia aqui no município”, frisou.

EDUCAÇÃO

“Estamos trabalhando sério para melhorar os nossos índices educacionais. Estamos pitando e reformando algumas escolas para o inicio das aulas. A merenda é de qualidade. Agora mesmo estamos com o projeto aqui na Câmara para pagar o piso salarial dos professores, por que entendemos que o professor bem remunerado rende melhor. E outras ações que estamos trabalhando para dar mais qualidade no ensino no nosso município”, pontuou.

SOCIAL

“No social trabalhamos com muitas ações para atender os nossos usuários destes serviços. Nossos idosos e crianças estão sendo bem assistidas pela nossa equipe do CRAS. Recentemente tivemos ai o festival de talentos do CRAS, nossos idosos participam de viagens e encontros. Já foi ofertado vários cursos profissionalizantes em parceria com o Sebrae, podemos destacar aqui os cursos de salgadeira e confeiteiro, que atendeu dezenas de pessoas ligadas ao programa Bolsa Família”, resumiu

Caburé finalizou sua fala dizendo estar satisfeito com o trabalho prestado à sociedade caraubense no primeiro mandato e com o desejo de fazer ainda mais. “Queremos em 2018, agora com o município adimplente, trabalhar mais e correr atrás de emendas e recursos que possam melhorar a vida do nosso povo”, disse o prefeito ao termino do seu discurso.